A Diplomata Civil Jethro e Capelã Hospitalar Maria da Penha conquistou o sonho de exercer a capelania no Hospital Municipal de Governador Valadares em Minas Gerais.
Vamos contar aqui um pouco da história da Diplomata Civil e Capelã Hospitalar Maria da Penha.
Todos nós já passamos por experiências boas e ruins em hospitais. Em momentos difícieis, o medo, a ansiedade, raiva e até mesmo a falta de esperança são os sentimentos mais comuns.
É nessas horas que o Capelão Hospitalar entra em Ação.
O papel do Capelão Hospitalar é atender pessoas em hospitais: pacientes, médicos e funcionários. Seu envolvimento na ética clínica com médicos e funcionários de hospitais ajuda a aumentar a confiança no exercício da profissão pelo corpo hospitalar.
A relação positiva entre os capelães e o aumento da satisfação dos paciente em hospitais é evidente em pesquisas.
Mas Capelania Hospitalar exige um treinamento específico e foi isso mesmo que a Diplomata Civil Maria da Penha buscou conquistar.
Capelania Hospitalar: a Importância do Treinamento para Atendimento em Hospitais
Maria da Penha conheceu a Diplomacia Civil e a Capelania na Jethro University com a ajuda de um primo. Naquela época, a maior parte da família vivia nos Estados Unidos.
Os requisitos para entrar no curso não desanimaram Maria da Penha: era necessário possuir vasto currículo em atividades voluntárias e o inglês como segunda língua.
“Sempre gostei de estudar inglês e praticava com os familiares que viviam fora do Brasil há anos”, conta Maria da Penha que é graduada em Serviço Social e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico do Vale (STEV) da igreja Batista do Calvário.
Após fazer a inscrição para o programa, a Capelã reuniu a documentação, preparou uma biografia e submeteu ao processo rigoroso de avaliação e validação com a ajuda da Jethro International.
Ela concluiu todo o processo criterioso que lhe conferiu o título de Diplomata Civil Humanitária pela Universidade de Jethro, em Boston, nos Estados Unidos.
As Vantagens de Ser uma Diplomata Civil Humanitária Jethro
A chancela de Diplomacia Civil Jethro assegura à Capelã Maria da Penha a entrada livre em 320 países para o exercício de trabalhos voluntários.
“Gosto de ajudar as pessoas, sinto prazer em ajudar, e ser diplomata humanitária é dar a vida pelo próximo, e eu estou pronta para isso”, afirma ao avaliar a responsabilidade que o título lhe confere a partir de agora, incluindo o direito de participar de reuniões da ONU.
Com um vasto currículo de quase duas décadas dedicadas ao voluntariado, Maria da Penha Fonseca já integrou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), atuou na Somirehu é membro ativa da Cruz Vermelha de Minas Gerais e do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comad).
Reconhecimento e Distinção da Capelã Hospitalar
Em encontro com o Prefeito da cidade de Governador Valadares André Merlo a Capelã Hospitalar Maria da Penha recebeu o reconhecimento pelo trabalho humanitário que exerce no município com o título de Diplomata Civil Humanitária.
A Intervenção do Capelão Hospitalar Junto à Rede Médica
Quando se pensa em Capelania Hospitalar a primeira imagem que nos vem à mente é o auxílio aos pacientes. Entretanto, uma proporção significativa de médicos e funcionários experimenta ansiedade e esgotamento relacionados ao estresse e à depressão.
Um consenso claro apoia a afirmação de que a Síndrome de Burnout exerce impacto psicológico e físico sobre os médicos. Mas muitos profissionais não reconhecem os sintomas de esgotamento ou depressão e procuram ajuda.
As fontes de estresse envolvem as responsabilidades clínicas, desenvolvimento de identidade profissional, exposição à morte e ao sofrimento humano e exposição a conflitos éticos.
Também contribuem o trabalho em turnos, longas jornadas de trabalho, alta carga de casos, pressões de tempo, maus hábitos de sono e expectativas de alto desempenho, pacientes e familiares desafiadores e medos pessoais em relação competência.
É neste momento que o Capelão Hospitalar exerce a sua função também junto à rede médica, provando que a capelania hospitalar faz sentido.
Como se tornar um Diplomata Civil Humanitário e Capelão Hospitalar
A Jethro International é uma Chancela de Diplomacia Civil e Humanitária – Chaplaincy, cuja atuação está legitimada por legislação internacional que habilita ação na sociedade de todos os continentes no sentido de atender e intermediar conflito, bem como fazer proposições frente aos interesses dos cidadãos na relação com o Estado, Governo, Forças de Segurança e entidades privadas.
Um Diplomata Civil Humanitário – Chaplain tem legitimidade internacional como autoridade legal instituída, o que confere lhe o acesso e fluidez para desenvolver os seus próprios projetos.
A Jethro internacional está estabelecida por intermédio dos seus Diplomatas Civis em mais de cento e cinquenta países.
O papel dos Diplomatas Civis é relacionar-se com as autoridades estabelecidas para intermediar o diálogo entre os interesses da sociedade e órgãos governamentais e de segurança pública a fim de garantir o atendimento biopsicossocial.
Veja as fotos, submeta aqui a sua candidatura na Jethro e seja também um Diplomata Civil Humanitário e Capelão.