Alex Abel recebeu o Prêmio Martin Luther King da Jethro International por suas ações humanitárias no Rio Grande do Sul.
O Rio Grande do Sul passou em Maio de 2024 uma de suas maiores tragédias naturais quando a maior parte dos municípios do estado foi atingida por inundações.
Diplomata Civil e Capelão da Jethro Alex Abel organizou ações humanitárias de salvamento na cidade de Canoas.
Alex Abel é Ex-Combatente do Terceiro Batalhão de Suprimentos e, atualmente, é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Líder Comunitário.
Fiquei na linha de frente quando na madrugada do dia 03/05 para o dia 04/05 as águas tomaram por inteiro o Bairro Mathias velho.
Centenas de moradores se viram em pânico e em situação de desespero para saírem do Bairro.
Por inúmeras vezes, realizamos salvamentos com barcos para resgatar os moradores.
Foram centenas de salvamentos tanto de pessoas quanto de animais de estimação.
Alex Abel ainda relata que à medida que decorriam os dias, os resgates deram lugar a ansiedade porque as águas não baixavam.
As pessoas que haviam decidido ficar em suas residências para proteger o pouco que restava se davam em cansaço e pediam ajuda para sair.
Foram 19 dias intensos de muitas adversidades, em que Alex Abel e as equipes de salvamento passaram por desgaste emocional intenso.
O Rio Grande do Sul hoje é um estado em reconstrução e de olho no futuro para prevenir a ocorrência de novos desastres ambientais.
Alex Abel ressalta que o trabalho voluntário das equipes de resgate foi fundamental para reduzir o número de vítimas fatais.
O Diplomata Civil e Capelão Alex Abel recebeu o Prêmio Martin Luther King, maior honraria da Jethro International, por suas ações humanitárias.